terça-feira, julho 26, 2011

Sobre o transporte público

Que o nosso transporte público nunca agradou não chega a ser uma novidade, mas depois que o governador perseguiu o transporte alternativo e praticamente acabou com o mesmo, qual a melhoria nos serviços oferecidos pelas empresas de onibus que pudemos observar ?? Não sei quantos de vocês dependem de transporte público aqui dentro do nosso município mas o que podemos fazer pra mudar esse quadro nada favorável ? As empresas com a ajuda do governador conseguiram afastar as vans e em troca oferecem um serviço cada dia pior para a população, a exemplo da Real Rio e Expresso Mangaratiba, queria saber se alguem tem alguma idéia de nos unirmos pra mudar essa situação.

Reações:

10 comentários:

eu fico mofando no ponto apos o trabalho tds os dias, esperando um mangaratiba que tenha um motorista de boa vontade de parar aqui no final da reta...

eu dependo do transporte público, e sofro. A empresa Mangaratiba não respeita os passageiros, muitas vezes estou no ponto , no km40, e os motoristas não param, realmente é um sufoco.

NÃO É SÓ A EXPRESSO E A REAL RIO A VIAÇÃO CIDADE DE ITAGUAI TAMBEM PRESTA UM SERVIÇO PRECARIO NA CIDADE COM OS ÔNIBUS CAINDO AOS PEDAÇOS, E NEM TEM HORA PARA PASSAR FICO TODOS OS DIAS QUASE 1 HORA NO PONTO FINAL DO TEXEIRA ESPERANDO,PÔS NÃO POSSO PEGAR KOMBI PORQUE EU TENHO RIO CARD E NÃO TENHO DINHEIRO TODOS DIAS PARA PAGAR A KOMBI.

O transporte da cidade e precário, uma alternativa viável seria a abertura de licitações, para novas empresas, se inserirem na cidade.
Só com a concorrência formal, a população ganharia.

Uma nota especial, a viação Itaguaí, que e de uma desorganização absurda, os ônibus caindo aos pedaços, fazem o habitantes do meu bairro, Leandro e Mazomba, padecerem e recorrerem ao transporte alternativo.
Não sei como ainda conseguem se manter na cidade, mais porem como dizem: mal com eles pior sem, eles!!!

Só através da abertura de espaço no setor de transporte e que a população ira ganhar!!!

O transporte publico esta a bater biela, uma alternativa que seria viável, e o trem Central X Itaguaí, que se fala muito no atual cenário politico, mas ate agora não se vê nada de concreto.

Concordo com a matéria do Jeff, pois a Expresso em nosso município domina até o espaço físico da rodoviária em nosso município.

Como diz o ditado: Água mole, pedra dura, tanto bate ate que fura.

Vamos esclarecendo os fatos, que em um futuro próximo essa ferida possa ser curada.

Att.: Wilson

Transporte público em itaguaí - Idéias de melhoria
Copiado do meu post no facebook:
idéias sobre melhorias no transporte público em Itaguaí.

Em primeiro lugar, gostaria de salientar que os custos de passagem na nossa cidade são altíssimos. ônibus para mangaratiba, por exemplo, custam muito mais do que ônibus de santa cruz para o centro, sendo aproximadamente as mesmas distâncias percorridas. por que isso?
aliás até o ônibus para Itacuruçá é mais caro que o ônibus para santa cruz, estando as duas localidades em distância aproximadamente igual do centro da cidade, as tarifas intermunicipais da Expresso precisam ser explicadas para o povo.

Em segundo lugar gostaria de salientar a linha 460-S (Itaguaí-Barra da Tijuca) os ônibus estão em um péssimo estado de conservação, duvido que passem por qualquer vistoria decente e ainda somos forçados a ter nosso trajeto deslocado para passar por Antares, onde os motoristas deixam os moradores da comunidade entrarem gratuitamente superlotando a lotação. Devemos cobrar um ônibus direto e de qualidade. o Caxias barra são os mesmos R$4,35 (passando por 1 pedágio) e possui ar condicioando, ônibus novos e trajeto praticamente direto.

Em terceiro penso que deveríamos repensar as linhas que ligam itaguaí a campo grande, já passou da hora de termos um Itaguaí-Campo Grande direto passando pela estrada do campinho. é o caminho mais rápido para campo grande e se trata de uma estrada duplicada e recém-recapeada pelo programa asfalto liso. Boa parte da população da cidade trabalha ou precisa ir em campo grande regularmente e o trajeto pelo campinho seria, pelo menos, 10 minutos mais rápido e em via de pista dupla se comparado com o do Palmares, que é a opção atual mais rápida.

quarto, é de extrema necessidade que tenhamos ônibus municipais mais baratos e de melhor qualidade, 2 reais pelos ônibus atuais é uma vergonha!! cidades ao redor do brasi cobram menos de 1,50 reais pela passagem intermunicipal. Itaguaí é pequena e tem vias asfaltadas!!! não há sentido esse custo.

Por fim, precisamos que o trem de passageiros volte, itaguaí perde competitividade com cidades como paracambi, visto que não temos um trem dierto para o cenro do rio, encarecendo o trajeto e nos obrigando a pegar a eternamente congestionada av brasil

Bom dia caras, não sou de Itaguaí, sou de Seropédica.
Um ano atrás quando tava terminando meu curso, resolvi fazer uma monografia sobre a Real Rio, do ponto de vista comparativo é mil vezes melhor que a Expresso Mangaratiba[ do ponto de vista organizacional] contudo, isso não é o bastante, quando fui fazer pesquisa de campo pude perceber o ódio em alguns dos entrevistados, contudo, o que vi muito foi a passividade da maioria.
"O que você acha dos serviços oferecidos pela empresa?"
R: Bom -
Isso em Serocity.
Enquanto outros quase me batiam srsrs, mesmo eu enfatizando que não tinha vinculo com a empresa.
#tensomastemquegritar

Primeiramente, acredito que o transporte irá melhorar significativamente se os próprios motoristas melhorarem a maneira que tratam os passageiros, principalmente os estudantes. Entendo que estes não são educados com aqueles, mas não é desculpa para os motoristas serem mal educados, debochados e ainda não pararem quando fazemos sinal.

Outro absurdo é o preço da passagem para Mangaratiba, que por sinal só vem aumentando! Em dois anos (posso estar errada), subiu 90 centavos! E aos poucos: para ainda tentar "amaciar" os passageiros e tentar fazê-los não ver esse absurdo.

Ainda tem a precariedade que é o estado dos ônibus, principalmente o pra Barra da Tijuca. Na Expresso Mangaratiba já tivemos problemas até com insetos.

Bom dia à todos, sou morador de Itaguaí à 24 anos, trabalho e estudo no centro do rio a 9 anos, a 2(dois)anos estudo na barra então sei muito bem as dificuldades do transporte em Itaguaí, além do monopólio e o descaso, a falta de respeito com os usuário, as empresas que atuam aqui não tem o minimo de comprometimento com os horários fazem o que querem devido a falta de fiscalização, deixando-as bem a vontade para utilizarem ônibus em péssimas condições de uso cobrando tarifas absurdas. Assim temos que dar um basta, pois o município fica totalmente isolado após as 23:00 horas quem depende do transporte pra chegar em casa não pode contar, é a hora do povo se manifestar e fazer que o crescimento seja realmente sustentavél, dando condições para os que trabalham aqui, e para os que trabalham fora do município. ACORDA ITAGUAÍ É HORA DE RENOVAR E GARANTIR NOSSOS DIREITOS.
Ass. Sérgio Luiz Pereira - Cidadão Itaguaiense.

Deveriam abrir licitações para as seguintes linhas :
ITAGUAÍ X PRAÇA XV
ITAGUAÍ X CASTELO (VIA BARRA)
ITAGUAÍ X CENTRAL
ITAGUAÍ X PETROPOLIS
ITAGUAÍ X NITEROI
ITAGUAÍ X SANTOS
ITAGUAÍ X SÃO PAULO (DUTRA)

As linhas exploradas pelo Real Rio é de dar pena ... Onibus até as 22:30 é uma vergonha !