terça-feira, janeiro 10, 2012

Três cidades realizam mutirão contra a dengue neste sábado (14 /1)


Itaguaí, Seropédica e Mangaratiba se unem no combate ao Aedes e, apenas na primeira, serão cerca de 20 pontos de encontro

Os municípios de Itaguaí, Seropédica e Mangaratiba realizam um mutirão conjunto contra a dengue no próximo sábado (14). Em Itaguaí, a Secretaria Municipal de Saúde organiza para a data, a partir das 9h, uma grande caminhada de combate à doença por diversos bairros da cidade. Serão cerca de 20 pontos de concentração, onde agentes de saúde e patrulheiros da saúde mirins (crianças de 8 a 12 anos) darão orientações sobre a identificação de focos do mosquito transmissor da doença. O objetivo é mobilizar a população e instituições para a atenção rotineira a possíveis focos do Aedes aegypti.
Durante a caminhada, carros de som irão divulgar a proposta da iniciativa 10 Minutos Contra a Dengue, projeto do Governo do Estado, inspirado em estratégia adotada em Cingapura. As associações de moradores, conselhos comunitários e igrejas católicas e evangélicas de Itaguaí também estão mobilizados nessa campanha. Devem participar da campanha, cerca de 1500 pessoas, dentre elas o grupo da Terceira Idade, que recebe apoio da Secretaria de Assistência Social de Itaguaí. Esses idosos também farão o trabalho juntamente com as equipes de saúde.
O problema apontado por especialistas em Vigilância Epidemiológica é que muitos conhecem, mas não põem em prática as ações contra a dengue. Simplesmente ignoram essas informações. De acordo com o diretor de Vigilância e Saúde de Itaguaí, Sebastião Jorge de Souza, essa caminhada tem, assim, o objetivo de conscientizar os moradores sobre a importância da dedicação de dez minutos por semana para limpeza dos principais criadouros do mosquito. “É importante que cada um fiscalize tanto o quintal, quanto o interior de suas residências. O mosquito da dengue pode se proliferar até em uma chapinha de garrafa”, revela Souza.
Diminuição dos casos de Dengue - Este e outros projetos foram responsáveis pela diminuição nos casos de Dengue do município de Itaguaí. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, em 2008, ano em que começou o trabalho dos “Patrulheiros da Saúde” de Itaguaí, foram registrados 2.346 casos suspeitos da doença. Em 2010, o número de registros baixou para 440. O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em outubro de 2011, demonstrou que Itaguaí reduziu o índice de infestação do mosquito para 2%.  A Prefeitura de Itaguaí deverá receber ainda do Governo Federal um incentivo de cerca de R$ 87 mil, o equivalente a 20% do repasse feito por meio do Piso Fixo de Vigilância e Promoção da Saúde (PFVPS).
Os interessados em participar devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde ou a Associação de Moradores do seu bairro. Outras informações pelo telefone (21) 2688-6052, ramal 248.  Segue abaixo lista com os principais pontos de encontro em Itaguaí:

Centro: Concentração na Praça Vicente Cicarino, s/nº, em frente ao Banco do Brasil - Conselho Comunitário do Centro. Contato: Nancy (9742.6262)

Vila Margarida: Em frente ao Colégio Estadual Prof. Ney Cidade Palmeiro - Rua Eliseu Viscont, s/nº - Associação de Moradores do Vila Margarida. Contato: Lolita (9155.8883)

Engenho: Em frente ao CIEP 497 Municipalizado Prof.ª Sílvia Tupinambá – Rua Manoel Soares da Costa, s/n.º - Associação de Moradores do Engenho. Contato: Joana (2687.2328 – 8640.8722)

Brisamar: Próximo à E. E. M. Carmem Menezes Direito – Rua 24 - c/ Transversal I – Associação de Moradores do Brisamar. Contato: Sandra (9194.8965)

Coroa Grande: Praça São Benedito, s/nº - Associação de Moradores de Coroa Grande. Contato: Rosane (7575.3170)

Mangueira e 26 de dezembro – Na sede do Conselho – Associação de Moradores da Mangueira e 26 de dezembro. Contato: Edvaldo (9203.8342)

Alto Estrela e Estrela do Céu: Próxima à E. M. Elmira Figueira – Rua Tocantins, s/n.º Contato: Edvaldo (9203.8342)

Califórnia: Praça do bairro – Associação de Moradores do Califórnia. Contato: Edvaldo (9203.8342)

Santana: Praça do bairro – Associação de Moradores do Santana. Presidente: Machado

Piranema: Concentração na Administração de Piranema. Contato: Eliane (9941.4147)

Jardim América – Praça do bairro (Quadra de Areia - esquina da Rua Osmar Medeiros com Rua Bolívia) – Associação de Moradores do Jardim América – Contato: Atila (9182.8809)

Mazomba: Associação de Moradores do Mazomba – Presidente: Alexandre

Carioca: Em frente ao cemitério – Conselho Comunitário da Carioca. Contato: Selma (9513.9888)

Santa Cândida: Concentração na E. E. M. Fazenda Santa Cândida – Rua Altamiro Domiciano da Cruz, s/n.º– Associação de Moradores de Santa Cândida. Contato: Noemi (7501.2404 / 9513.9888)

Vila Geny: Paróquia São Francisco de Assis (Antiga Rua 12). Contato: Maria do Carmo


Fotos: Divulgação / Secretaria Municipal de Saúde de Itaguaí

--
Ariane Rodrigues

Reações:

0 comentários: