quarta-feira, março 26, 2014

O BURACO (por MARCELO MOURA BRITO)

Ontem aconteceu o capitulo "o buraco". Todos sabem que um buraco se abriu no asfalto bem embaixo de uma senhora e ela acabou se machucando. Isso todo mundo sabe, mas será que todo mundo sabe a verdade do buraco? Muitos apareceram no Facebook fazendo fortes critica ao prefeito Luciano Mota, ate certa parte correta, pois a falta de ação do governo na manutenção das ruas com limpeza e ate tapar os buracos que hoje são muitos em Itaguaí. Um governo que já se mostrou incapaz e sem transparência e prioridades dúbias, como trazer "showbol" e não equipar o hospital com aparelho que custaria o mesmo preço do "showbol". 

Mas, vou por parte.Em outra postagem eu vi uma mãe denunciando que a escola da filha está com rachaduras enormes! A escola só tem uma manilha para rede de esgoto e com entupimentos regulares. Isso não é só nessa escola mais em muitas outras escolas e creches do município é comum constatar rachaduras enormes, reboco do teto caindo e infiltrações por toda parte - todas construções com menos de 7 anos. Uma obra tão nova não deveria ter tantos problemas, imagina varias obras com os mesmo tipos de problemas e pior, obras que abrigam crianças de todas as idades. 


Diversos postos de saúde apresentam os mesmos problemas. Todas essas obras com pouco tempo de vida, foram realizadas pelo governo passado (Charlinho). Aquele mesmo que considerava certa a vitoria do candidato que ele lançou para perpetuar o seu poder com tentáculos espalhados por varias esferas política e jurídica . Obras custeadas através de dinheiro do PAC (asfalto) e dinheiro de acordos com empresas que se estabeleceram no município (Postos de saúde, creches e escolas) onde foi investido o dinheiro do município durante 8 longos e amargos anos para o funcionalismo publico de Itaguaí ? Funcionários assistindo suas categorias sendo encarceradas ao esquecimento, com uma política de contrato covarde e aproveitadora. 


Quando se pagava quase um salário mínimo para um professor contratado, aproveitando da necessidade da pessoa trabalhar, ter um emprego, era todo mundo quase igual, apoio merendeiras, faxineiras e professores ganhava quase a mesma coisa. em todos os outros setores não era diferente, na saúde acontecia esse tipo de contrato também , médicos ganhando abaixo do que deveriam, enfermeiros técnicos e limpeza, ganhado quase igual. Tudo errado. E antes que alguém diga, “mas a saúde do Charlinho funcionava.” Eu digo que só a saúde pessoal dele funciona, e muito bem tratado. porque o Hospital São Francisco Xavier funcionava um pouco menos pior do que ele funciona hoje, mas nunca foi eficiente e muito menos satisfatória. É que o atual governo se mostrou muito incapaz e sem qualquer noção do que é governar uma cidade. Mas será que o progresso sem precedências do governo passado foi tudo isso mesmo? A resposta está ai, capa de asfalto de péssima qualidade asfalto esse colocado por uma empresa que sempre vencia todas as licitações. Escolas, creches e postos de saúde ruindo, esfarelando, igual prédio do Sergio Naya. (Palace II) castelos de areia para uma população iludida e explorada aplaudirem e se iludir.



Eu acho mesmo que Itaguaí precisa de gente de Itaguaí, para governar Itaguaí. Gente que tem historia nessa cidade, gente de raiz no município, Itaguaí virou o grande eldorado da costa verde, onde qualquer forasteiro pode cavar um buraco (ou rombo) e ficar milionário em pouco tempo. Mas toda mineração deixa enormes buracos para a população. Pense bem antes de votar em forasteiros ou aventureiros, Itaguaí precisa de quem ama Itaguaí.

Reações:

0 comentários: