quarta-feira, março 12, 2014

O QUE PODERIA SER O CARNAVAL

O povo de Itaguaí  que esta no meu facebook aproveitou  e muito o Carnaval, encontrei diversos amigos em blocos , aproveitaram cachoeiras e fizeram retiros. Com apenas um detalhe, QUASE NENHUM DELES APROVEITOU O CARNAVAL EM ITAGUAÍ.

Pessoas se divertiram em blocos  do Rio e Mangaratiba ,  outros viajaram e algumas  Igrejas fizeram retiros e outras cidades!!!As exceções dos que ficaram em Itaguaí se deram em Coroa e um sem numero de reclamações sobre a falta de alma de carnaval no “Parque” Municipal. Mas PODERIA SER DIFERENTE. MUITO DIFERENTE! (Inclusive Itaguaí já teve o segundo melhor do Estado).

Acredito que todos nos já nos imaginamos  no E SE FOSSE EU O RESPONSÁVEL? Então dentro desse exercício imaginativo do “Se eu fosse responsável pela gestão da cidade” eu faria alguns apontamentos:

- Desde a gestão passada o governo erra a mão no “que é carnaval”?  Apostaram no modelo de “cerveja e abada”  e esqueceram que o carnaval é rua é espontaneidade. Em decorrência disso se gasta muito mas em camisas do que propriamente nos blocos. Uma solução possível seria editais culturais com critérios de tempo, resultado e alcance (alias a cultura como todo merecia ter o mecanismo de edital e fundo cultural). Com isto poderia ver as ações alavancadas de blocos como o Vira Copos, União da Força, Labaredas, Leões, Burrinha entre outros;
- Localização: eu particularmente não acho que o Parque municipal seja propriamente o erro. Só daria pra dizer que é um erro se o mesmo estivesse terminado: com banheiro, bares, espaço livre e bem iluminado e as outras cosias que existem nos parques municipais (terminar o Teatro, plantar arvores, fazer uma pista de corrida e uma  quadra esportiva de verdade seria pedir demais?). Mas o parque municipal deveria ser  só uma parte do carnaval (repito o que todos nos sabemos o carnaval é rua);
- Organizar os sítios da cidade e “vender” a proposta dos mesmos para as diversas Igrejas da Zona Oeste e baixada . Itaguaí tem diversos sitios que poderiam gerar empregos e lucrar com a realização de retiors;
- Revitalizar pontos possivelmente turísticos entorno. Todo itaguaiense sabe o potencial de Mazomba. Com exceção dos governos. Mazomba é linda, tem diversas cachoeiras que fariam inveja a diversas cidades turísticas. Mas esta mal cuidada, mal sinalizada e perigosa. Mazomba e os passeios as ilhas poderiam ser um grande diferencial para o turismo local (que é uma das áreas com maior potencial de emprego).


Enfim com muita sinceridade  eu ACREDITO QUE SE ESSAS AÇÕES FOSSEM TOMADAS  PELO GOVERNO EU ENCOTRARIA COM MUITOS MAIS AMIGOS CURTINDO O CARNAVAL (OU O SEU RETIRO) EM ITAGUAÍ E NÃO FORA DELA.

Reações:

1 comentários:

Saudades dos antigos carnavais de Itaguaí... Me lembro das disputas acirradas de: Os Labaredas(bloco do meu coração, onde aprendo oq é carnaval), Vira Copos,e outros agora que não me vem á memória. Me lembro que a última vez que a cidade viu essa maravilhosa festa, foi no ano de 1990. Gostaria que tudo isso voltasse a acontecer.Desfiles maravilhosos, que não ficavam devendo nada às grandes escolas de samba do Rio de Janeiro, apuração, arquibancadas... Pois sim, era nesse nível que a coisa acontecia.
Faço um apelo ao atual prefeito:Faça com que o povo de Itaguaí, tenha novamente uma festa como aquela de outrora!
Muito obrigada pelo espaço.